23 de jan. de 2016

Ir ao cinema sozinha (o)

Antigamente (há uns 15, 20 anos no máximo), ir ao cinema sozinho era algo considerado muito estranho. Digo mais, era cosa de "tarado". Se eu chegasse em casa com a ideia de ir ver um filme sozinha, minha mãe logo iria ficar escandalizada, me alertar de todos os perigos dos tarados do cinema, e mais, me proibir de ir. Cinema, só com o namorado, paquera, ou amigos e família.

Aquilo me intrigava muito, pois, pensava eu: será que existe tanto tarado no cinema assim? E, mesmo existindo, se alguém tentasse me passar a mão ou algo do gênero, a sala provavelmente teria mais pessoas, era só dar uns gritos que resolveria, não?

Até que um dia, resolvi tomar coragem e fui ao meu primeiro cinema desacompanhada. Não lembro nem qual era o filme, mas a sensação, essa eu lembro sim. Fiquei tão tensa, pois tudo que vinha à minha cabeça eram as palavras de alerta de que era perigoso e coisa e tal. Antes de entrar na sala, parei na porta e olhei quem estava dentro, e com essa coisa de cadeira marcada, quem era que estava por perto de mim, se era homem, mulher, se estava sozinho ou se seria um tarado em potencial.

Passada a primeira experiência, ir ao cinema sozinha foi se tornando mais comum, e o medo ia ficando mais tranquilo, até um momento que foi substituído por cautela: até hoje nunca fui assediada em nenhuma sessão, mas sempre dou uma conferida se tem muita gente na sala, se o ambiente está tranquilo, afinal, precaução nunca é demais, e apesar de nunca ter me acontecido nada, já soube de pessoas que foram de alguma forma constrangidas em salas de cinema.

Mas, afinal, por que uma pessoa que possui amigos, família ou até um namorado iria ao cinema só?
Ir ao cinema sozinho é coisa de gente esquisita? Solitária? Claro que não! Existem várias razões pra isso. A primeira delas, e é a que pra mim é a mais relevante, é que é mais prático. Você quer ver o filme "x", você vai lá num horário que te é conveniente, compra o ingresso e assiste. Quando envolve outras pessoas, sempre tem aquela de "ah, mas fulano queria ver o filme tal, e só pode em tal horário" e tudo se torna mais complicado.

A segunda razão é que, às vezes ninguém quer ver aquele filme com você, ou está sem tempo, ou outras 'n" razões. E você vai deixar de ver um filme "de arte" ou não, que você quer muito pelo simples fato de não ter companhia? Não! Mesmo!

A última razão, é: você quer ir sozinho mesmo, por que sim, ué! Não tá a fim de contato humano, nem de comentar cenas do filme, quer ficar quietinho aproveitando seu filminho sem ser importunado por ninguém. Apreciar a própria companhia é muito bom! Muito agradável estar só em alguns momentos da nossa vida.

E, algo que me alenta no meio desse assunto todo, é que em minhas sessões solitárias vejo cada vez mais gente que chega desacompanhada. São homens, mulheres (muitas!), mais jovens, idosas, indo lá numa boa curtir o seu filminho com pipoca, independente de estarem com alguém ou não. E isso é lindo! As pessoas estão deixando de vez de lado o pudor de ser vista sozinha no cinema (ih, olha lá, la vem aquele (a) "loser"...a pessoa não arruma companhia nem pra ver filme! - uma coisa boa é que cada vez menos pessoas pensam assim, pois não tem nada a ver), e indo mesmo, sem medo de ser feliz. Afinal, é tudo sobre isso, né? Veja o seu filminho, sem precisar de ninguém, e seja feliz... e quando der e for conveniente para todos, ir ao cinema acompanhado também é uma delícia! Ir sozinho é que não precisa ser estranho como alguns pensam ou querem fazer ser...  ;)




Nenhum comentário:

Postar um comentário